|| Conceito projeto de expansão dos sentidos: a impressão interagindo com o nosso olfato ||

    A maioria dos projetos e produtos de Design com o objetivo de expansão dos sentidos humanos interage principalmente com os sentidos da visão, da audição e do toque. Há pouquíssimos que têm relação com os sentidos do paladar e do olfato. Neste post irei publicar um conceito original e não necessariamente executável de um projeto que tive em mente para a G2 de Expansão dos Sentidos.


{ Projeto impressão com fragrâncias }

    Antigamente, muitas pessoas colecionavam os denominados "papéis de carta", que eram justamente o papel em que se escrevia uma mensagem, e os que as pessoas mais gostavam de colecionar eram os perfumados, ou até mesmo os próprios colecionadores perfumavam os papéis de carta com seus perfumes pessoais. Mas, e se eu levasse esse cheiro em papel para outro patamar?

    Inicialmente, tive a ideia de trabalhar com algo relacionado com impressão, pois é um assunto que me desperta bastante meu interesse, principalmente impressão 3D. 

    Mais tarde, depois de refletir sobre a abrangência da expansão dos sentidos em Design, como falei na introdução deste mesmo post, resolvi partir então para uma junção da impressão com um sentido pouco explorado pelo Design. Assim, decidi criar o conceito de uma impressora que explora os cheiros em suas impressões.


    Para que isso ocorresse, haveria a necessidade de uma inteligência artificial, que, quando a impressora recebesse e lesse a imagem recebida, reconheceria algum objeto que estaria inserido nesta mesma imagem, como uma rosa ou uma tangerina, por exemplo.

    Além da IA, existiria um armazenamento de álcool (separado do armazenamento de tintas) contendo diferentes fragrâncias que, quando combinadas, formariam um cheiro parecido com o objeto da imagem. Por exemplo, quando uma imagem de uma rosa fosse impressa, viria também o cheiro característico, o qual duraria bem mais do que um perfume comum. 

    Claro que também haveriam muitos objetos com cheiros desagradáveis que não gostaríamos que fossem representados, em fragrância, pela impressora, ou haveria trabalhos impressos que o usuário simplesmente não quisesse colocar nenhum cheiro no trabalho. Por isso, uma configuração no próprio menu da impressora disponibilizaria a opção de cessar a utilização dos frascos de fragrância, até que os ligassem novamente.



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