Para muitos, os Immersive Rooms (ou "Espaços Imersivos") são plataformas de entretenimento e para outros uma área de trabalho profissional. Neste post, aprofundaremos como este tipo de plataforma nos toca em um sentido humano, mexendo com nossos sentidos, os manipulando e até mesmo conseguindo um efeito químico dentro de nossos organismos, sem que percebêssemos. Também utilizaremos o artigo "O Espaço Digital Imersivo", por Luciana Ferreira, para que assim poderemos ter uma análise mais específica da plataforma abordada.
{ O que são Espaços Imersivos? }
Os Espaços Imersivos, ou Immersive Rooms, são ambientes tecnologicamente aprimorados, muitas vezes criando ilusões de serem espaços maiores do que realmente são através de telas que cobrem inteiramente as paredes. São usados para diversas atividades, com diversos propósitos diferentes, desde aulas de yoga, jogatina de vídeo games e apresentações profissionais. A empresa estrangeira DigaLix mexe exatamente com este tipo de tecnologia, disponibilizando Immersive Rooms para quaisquer o objetivo. Existem vários tipos de espaços imersivos que não são lugares tão específicos, mas também lugares que aparecem no nosso dia a dia, como cinemas 3D e apresentações de planetários.
De acordo com Luciana Ferreira em seu artigo: "Ao envolver fisicamente o homem, apresentando uma imagem na qual ele se percebe imerso, um dispositivo está na verdade oferecendo um novo espaço onde o indivíduo pode desenvolver modos originais de presença".
{ Qual a importância deste projeto? Porque ele chamou minha atenção? }
{ Como funciona os Immersive Rooms? }
Além disso, o panorama é um importante mecanismo dentre a variedade dos Immersive Rooms. De acordo com Luciana Ferreira em seu artigo: "Diferenciando-se do que se entende hoje por panorama - uma imagem plana e alongada apresentada com frequência em fotografias de paisagens naturais - o termo (que significa “visão total”) foi inventado para designar um dispositivo complexo composto não só por uma imagem como também por toda uma estrutura especialmente planejada para tornar possível a imersão do sujeito num espaço simulado".
{ Há alguma possível modificação que você realizaria neste projeto de mídia digital? }
Acredito que eu, pessoalmente, ampliaria a área de implementação da plataforma. Como dito anteriormente, a imersão pode servir não apenas para entretenimento, mas para fazer um bem para a sociedade. Neste mesmo post, comentei sobre a possibilidade de realizar tratamentos e terapias contra síndrome do pânico, traumas, etc.
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